the apple of my eyes

 

Dia das Bruxas…doces ou travessuras? Que tal maçãs? Ao invés de comprar doces para as crianças resolvemos comprar maçãs, muitas maçãs. Mas num frio de 0-5 graus Celsius, as crianças não tocaram a campainha por aqui. Estamos agora com um estoque de maçãs maior do que o da bruxa da Branca de Neve, e sem anão algum para compartilhar, nem anão de jardim. Coloquei umas 6 no juicer, junto com 3 cenouras e um pedacinho de gengibre, e fiz dois copos enormes de suco. Depois fiquei caçando no google uma receita de sobremesa de maçã (alguma que envolvesse apenas os ingredientes que eu já tivesse em casa, claro). Achei uma bem simples, que é maçã fatiada coberta com streusel e iogurte. Ficou assim [a foto com o iogurte ficou feia, então vai a pré-iogurte mesmo, clique para ampliar]:

 

 

O streusel é típico da culinária alemã, uma espécie de “farofa” feita com manteiga, farinha de trigo e açúcar; quando levada ao forno, esta farofa dá uma textura crocante às receitas. Uma dilícia!!! Consegui a receita original aqui neste site, mas não fiz 3 coisas que a receita pedia: não adicionei noz-moscada (porque não tinha em casa), esqueci do suco de limão e…o pior de tudo…esqueci de descascar as maçãs! O suco de limão e a noz-moscada não fizeram muita diferença porque ficou uma delícia, mas a casca não era para estar ali, porque a textura dela não combina com o resto da sobremesa. Portanto, você pode seguir a receita original ou a minha receita sem suco de limão e sem noz-moscada, MAS PELAMORDEDEUS NÃO ESQUEÇA DE DESCASCAR AS MAÇÃS!

 

Uma dica sobre o tipo de maçã: doce, durinha, crocante. Pode ser vermelha, amarela, ou de cor mista, mas não use maçã verde nem use aquele tipo muito macia, acho que não fica muito legal. Aqui nos mercados dos EUA existem infinitos tipos de maçãs; a receita original pede o tipo Golden Delicious, que tem a casca amarelada, e é bem docinha. Eu simplesmente usei o tipo que eu tinha, cujo nome desconheço (quem comprou foi O Homem, que entende de maçã tanto quanto eu entendo de física quântica). Mas é do tipo que sugeri: durinha, meio crocante, e doce. 

 

Para cerca de 4 a 6 porções, você vai precisar de:

 

  • 4 maçãs vermelhas (ou amarelas) grandes, descascadas e cortadas em fatias grossas
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara (um tipo de açúcar granulado que não passa pelo processo de branqueamento; intermediário entre o mascavo e o refinado, é fácil de achar em casas de produtos naturais)
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo mista
  • 1/2 colher (chá) de canela em pó
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
  • 1/4 xícara (chá) de uvas-passas
  • Iogurte natural com essência de baunilha, e adoçado com mel

 

O forno deve estar pré-aquecido a cerca de 176 graus Celsius. Descasque as maçãs e corte em fatias grossas. Descarte os caroços, claro. Se quiser, acrescente o tal do suco de limão (cerca de 2 colheres de sopa) para que elas não comecem a escurecer. Para a farofa/streusel, misture a manteiga e o açúcar até formar um creme, adicione as farinhas e a canela e misture com as pontas dos dedos ou com um garfo até ficar com cara de farofa (cerca de 1 minuto). Acrescente as nozes e as passas. Unte uma forma média com um pouco de manteiga, distribua as fatias de maçã em apenas uma camada, e espalhe a “farofa” por cima, de maneira uniforme. Leve ao forno por 30 minutos. Sirva quente, com um pouco do iogurte frio por cima (ou sorvete de baunilha). 


Para comer ouvindo Stevie Wonder (“You are the apple of my eyeeeeeessssss……”):

 

#sempre que possível, use produtos orgânicos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s