leite e patê de nozes

 

Após uma semaninha de descanso pré-trabalho em Portugal, e após um reboot na Bahia, estou de volta ao blog. Sabe que quando chego na Bahia primeiro tenho que me readaptar à minha baianidade nagô, e não quero fazer mais nada a não ser abraçar família, me lambuzar de doce de tamarindo e comer moqueca (e na primeira semana tem TANTA coisa burocrática para resolver). Mas volto aqui com uma receita gostosinha de leite de nozes, uma boa opção para quem tem intolerância à lactose, para os vegans, ou simplesmente para os que gostam de receitas naturais deliciosas como eu (não que EU seja deliciosa, quis dizer que gosto de receitas naturais deliciosas; meu maridinho pode ter uma opinião mais favorável à minha pessoa, mas quem sou eu para promover meu sex appeal neste blog, não é mesmo?).

 

Para fazer o leite você vai precisar de 4 medidas de água para cada medida de nozes. Um pouco de melaço, uma pitada de sal, essência natural de baunilha, um liquidificador e um pano de queijo (pano fino de algodão para coar o leite, o tecido de fralda é uma boa opção). O bagaço das nozes pode ser usado como um patê, cuja receita virá logo em seguida. Nada vai para o lixo.

 

Bem, normalmente uso estas medidas para fazer o meu leitinho que não é de vaca (“Tomou?”):

 

5 xícaras de água fria (1 xícara será para colocar as nozes de molho, esta água será descartada)

1 xícara de nozes cruas

1 pitada de sal

1 colher de chá de essência natural de baunilha

2 colheres de sopa de melaço de cana

 

Deixe as nozes de molho em uma xícara de água fria durante a noite. Descarte a água do molho quando acordar, e bata as nozes no liquidificador com 4 xícaras de água, por cerca de 1 minuto até que estejam bem processadas. Passe pelo coador de pano de fralda (já tentei usar o coador de café, daqueles de pano mais grosso, mas deu muito trabalho). Reserve o bagaço. Coloque o líquido novamente no liquidificador com o sal, a baunilha e o melaço, e bata por mais uns 30 segundos. Tá pronto o leite, que pode ser guardado na geladeira por uns 3 dias. Eu uso para fazer shakes deliciosos, o da foto abaixo é com banana e amoras (normalmente congelo as frutas antes, para ficar cremoso). O leite de nozes fica muito bom com chocolate quente também, substituindo o leite comun. Não testei em outras receitas, nem com café. Mas bem geladinho, puro, com um pouco mais de melaço também fica gostoso. Se alguém testar em alguma outra receita, compartilhe a experiência.

Shake de leite de nozes, banana e amoras

 

E para não jogar fora o bagaço das nozes, podemos fazer um patê que pode ser usado com pão, torrada, biscoitos salgados ou como um dip para vegetais cortados em palito:

Patê de nozes

1 xícara de bagaço de nozes

1/8 de xícara de óleo de oliva

1/8 de xícara de suco de limão

1/4 de colher de chá de sal

ervas picadinhas, a gosto (pode ser coentro, salsa, manjericão, etc)

1/2 dente de alho

1/4 xícara de cebola picada

1/4 xícara de pimentão vermelho (opcional)

 

Bata tudo num processador ou liquidificador, até ficar bem cremoso. E pronto, kbou! Come logo aêêêêê. Se sobrar, guarda na geladeira, deve conservar por pelo menos uns 2 dias.

 

Nas duas receitas, as nozes podem ser substituídas por amêndoas. As duas opções são deliciosas, vegans, completamente naturais, e nada vai para o lixo. Legal ou não é?

Deixe um comentário

